DOENÇAS DOS CABELOS

Todos sabemos da importância dos cabelos para a nossa auto-estima e para o nosso bem estar, mas muitas são as doenças que podem levar a queda e outras alterações dos cabelos. A tricologia é a ciência que estuda os cabelos e os pelos e no Brasil é considerada uma das áreas da dermatologia.
No dia a dia é muito frequente a queixa de queda de cabelos e o que mais se ouve é a frase “tenho medo de ter alopécia”. Alopécia é um termo genérico que pode corresponder a muitas doenças diferentes, mas para a nossa sorte a queda é reversível na maior parte dos casos se diagnosticarmos e tratarmos a tempo. Alopécia androgenética masculina, alopécia androgenética feminina, alopécia areata, eflúvio telógeno, alopécia frontal fibrosante, líquen plano pilar, alopécia tracional e outras alopécias cicatriciais são exemplos das doenças mais vistas no dia a dia do consultório. Abaixo listamos alguns temas relacionados aos cabelos e couro cabeludo:

exame dos cabelos
alopecia areata
queda de cabelos

BIÓPSIA DO COURO CABELUDO

Procedimento necessário para confirmação diagnóstica em alguns casos. Após a anestesia local são removidos geralmente 2 pequenos cilindros da área afetada para análise microscópica e na sequência é realizado o fechamento com pequenos pontos.

INFILTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Infiltração de medicamentos é a injeção de substâncias na áreas afetadas. É uma das opções de tratamento da alopécia areata, por exemplo, em que injetamos pequenas quantidades do medicamento nas áreas sem cabelo, em intervalo e número de sessões que variam conforme o caso.

REMOÇÃO DE "VERRUGAS" DO COURO CABELUDO

Os nevos e as queratoses seborreicas (popularmente "verrugas") são frequentes no couro cabeludo, e muitas vezes incomodam ao pentear ou cortar os cabelos. Dependendo do tipo ou profundidade da lesão, a remoção pode ser feita por cauterização ou exérese e sutura (remoção com bisturi e pontos), geralmente com bons resultados.

dermatologista que faz tricoscopia
Alopecia androgenetica
cisto triquilemal ou cisto sebaceo no couro cabeludo

TRICOSCOPIA

No exame da tricoscopia utilizamos um aparelho que amplia e mostra maiores detalhes dos fios e do couro cabeludo, definindo pistas que ajudam a diferenciar entre as dezenas de doenças que podem levar a queda de cabelos.

MICROAGULHAMENTO DO COURO CABELUDO

O Microagulhamento pode ser associado para o tratamento de  alguns tipos de alopécia, como a androgenética. Neste procedimento são realizadas microperfurações da pele a fim de estimular o folículo piloso. Em alguns casos, pode-se associar a aplicação de medicamentos na área tratada aproveitando os microcanais para melhor absorção das substâncias.

REMOÇÃO DE CISTOS DO COURO CABELUDO

No couro cabeludo é comum o aparecimento de uma lesão chamada cisto triquilemal, que é composto por uma capsula que engloba uma massa de queratina. Pode ser solitário ou múltiplo, neste último caso geralmente há história de casos semelhantes na família. A remoção é feita com anestesia local e o fechamento com pontos. O material é enviado ao laboratório para confirmação diagnóstica.