DOENÇAS DAS UNHAS
Muitas pessoas não sabem, mas o médico especialista que cuida das unhas é o dermatologista. As unhas são componentes importantes do revestimento do nosso corpo mas frequentemente apresentam doenças que precisam de diagnóstico e tratamento adequados. Infecções fúngicas, síndrome das unhas frágeis, melanoníquias (manchas escuras nas unhas), onicocriptose (unha encravada) e neoplasias subungueais (tumores debaixo das unhas) são alguns dos problemas mais frequentes no consultório. Abaixo listamos alguns temas frequentes sobre as unhas:
BIÓPSIA DE UNHA
A maior parte das doenças permitem o diagnóstico pelo simples exame físico, mas alguns casos necessitam de biópsia para confirmação: nevo subungueal, melanoma, tumor glômico, psoríase ungueal e líquen plano ungueal são alguns exemplos em que a biópsia da unha pode ser importante. O procedimento normalmente é feito sob anestesia local na própria clínica e o fragmento é enviado para o laboratório para análise no microscópio.
MICOSE NA UNHA (ONICOMICOSE)
É um problema frequente nas unhas, principalmente dos pés, já que os fungos gostam do ambiente quente e úmido. O tratamento vai depender da extensão e do tipo do fungo, mas em geral necessitamos da associação de remédios tópicos (de passar) e comprimidos. Casos mais difíceis podem necessitar, além do tratamento padrão, de lasers ou remoção cirúrgica.
CIRURGIA DE UNHA ENCRAVADA (ONICOCRIPTOSE)
Problema muito frequente e incômodo, a onicocriptose (a unha encravada) muitas vezes se torna um problema crônico que atrapalha as atividades diárias. Quando bem indicado e realizado, o procedimento cirúrgico de retirada da porção lateral da unha e cauterização da sua raiz com fenol costuma ter altas taxas de cura. A parte incômoda do procedimento é a anestesia, que permite que todo o restante do processo ocorra de maneira indolor. O pós operatório costuma ser tranquilo também, muitas vezes indolor ou com pouco desconforto.
SÍNDROME DAS UNHAS FRÁGEIS
Queixa muito frequente no consultório, as unhas frágeis são geralmente o resultado de uma combinação de causas: doenças que podem ser pesquisadas nos exames de sangue (anemia e doença da tireóide, entre outras), mudanças do organismo após a menopausa e contato de substâncias químicas (removedor de esmaltes, por exemplo). O tratamento será o da doença de base (se detectada alguma), suplementação se identificada alguma deficiência de vitaminas e minerais e produtos tópicos fortalecedores para a unha.
MANCHAS ESCURAS NAS UNHAS (MELANONÍQUIA)
Faixas escuras nas unhas são um motivo frequente de dúvida e realmente devem ser avaliadas em consulta pois podem corresponder a simples manchas constitucionais (característica do organismo da pessoa), mas também a alguns tipos de doença como o câncer de pele. A conduta diante delas vai variar desde a observação no caso de lesões benignas e que não incomodam até a remoção cirúrgica do problema.
TUMORES SUBUNGUEAIS (ABAIXO DAS UNHAS)
Qualquer parte do nosso corpo pode desenvolver tumores, sejam eles benignos ou malignos, e a região da unha não é diferente. Um dos que mais costuma incomodar é o tumor glômico, que apesar de benigno causa muita dor, especialmente no frio. Outros tumores como onicopapiloma, onicomatricoma, carcinoma espinocelular e melanoma são também possíveis. O tratamento dos tumores benignos costuma ser a remocão cirúrgica sob anestesia local. Já para os malignos o tratamento é variável, indo desde a remoção mais simples com margens de segurança até cirurgias mais extensas.