top of page

CIRURGIA DERMATOLÓGICA

Cirurgia do câncer de pele

(Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular, Melanoma)

Biópsia de pele

Remoção de verrugas e manchas

Remoção de pintas ou nevos melanocíticos

Tratamento de queratoses seborreicas e queratoses actínicas

Cauterização das verrugas virais

Cirurgia de cisto sebáceo ou cisto epidérmico

Cirurgia de lipoma

Cirurgia de quelóide + Infiltração de medicamentos

Eletrocoagulação de hemangiomas

Tratamento de Xantelasma

Confira mais informações abaixo:

Biópsia de pele
carcinoma basocelular
acrocordons ou verrugas no pescoco

BIÓPSIA DE PELE

Biópsia é a remoção de um fragmento da pele para análise no laboratório, em casos em que o diagnóstico precisa ser confirmado. É essencial para diferenciar entre doenças que tem o aspecto muito semelhante quando examinadas. Doenças como psoríase, eczema, dermatite atópica, alergia a medicamentos, câncer de pele, entre tantas outras, podem ser detectadas por meio deste exame. É normalmente realizado sob anestesia local, o fechamento realizado por pontos e o material enviado para análise no laboratório. 

CIRURGIA DO CÂNCER DE PELE

O câncer de pele é um problema muito frequente mas, na maior parte dos casos, felizmente, são do subtipo menos agressivo, o carcinoma basocelular, quando o procedimento cirúrgico já resolve o problema sem necessidade de tratamentos adicionais como quimioterapia ou radioterapia. 
O carcinoma espinocelular e o melanoma, tipos mais agressivos, ocorrem com menor freqüência mas também com boas taxas de cura quando tratados precocemente. 

 

REMOÇÃO DE ACROCÓRDONS (VERRUGUINHAS)

Acrocórdons sao pequenas bolinhas / projeções da cor da pele que ocorrem na região de dobras (pescoço, axilas, virilhas), podendo ou não estar associados a aumento de resistência a insulina, motivo pelo qual, se não houver investigação recente, o ideal é realizar uma triagem para diabetes ou pré-diabetes. 
Sua remoção é simples. Pode ser feita com shaving (retirada rente a pele) ou eletrofulguração (cauterização por um aparelho que emite pequenos “raios”). 

pintas ou sinais
cauterizacao de verrugas
nevo rubi

PINTAS OU SINAIS

Os nevos melanocíticos são aquelas pintas marrons ou acastanhadas ou da cor da pele, as vezes com relevo, as vezes planas, as vezes com incômodos pelos. Sua remoção cirúrgica é simples: sob anestesia local, a lesão é completamente retirada e o fechamento é realizado com pontos. O material é enviado para análise no laboratório para confirmação diagnóstica.

REMOÇÃO DE QUERATOSES SEBORREICAS

São lesões acastanhadas ou enegrecidas, muitas vezes assustadoras por se parecerem com melanomas, que podem aparecer em pessoas de todas as etnias com o passar dos anos. 
Seu tratamento pode ser realizado por meio de laser (Fotona) ou da eletrofulguração (cauterização por um aparelho que emite pequenos “raios”). Após o procedimento, forma-se uma casquinha de ferida semelhante a ralado de joelho, a casca cai ao longo dos primeiros deixando uma pele avermelhada e lisa que tem a tendência de melhora ao longo do tempo. 

HEMANGIOMAS / NEVOS RUBI

Hemangiomas ou nevos rubis são lesões compostas por minúsculos vasos sangüíneos, benignos. São "bolinhas"vermelhas espalhadas pelo corpo, as vezes em numero elevado, geralmente refletindo uma característica genética herdada dos pais. 
Podem ser removidos com laser ND YAG (Fotona), luz pulsada ou eletrocoagulação, sob anestesia local. 

verrugas virais
cisto sebaceo ou cisto epidermico
tratamento de queloide

VERRUGAS VIRAIS

As verrugas virais são decorrentes de infecção pelo vírus HPV, que pode ter transmissão sexual ou não. Em alguns casos podem cair espontaneamente, mas quando isto não acontece, temos as seguintes opções terapêuticas: tratamentos domiciliares com líquidos ou cremes, cauterização com ácidos ou aparelhos. 

"CISTO SEBÁCEO" 

O cisto sebáceo ou epidérmico é uma lesão benigna que pode aparecer em qualquer pessoa. Ele é formado por uma massa de queratina central (aquela massinha que as vezes sai quando o cisto é espremido, e tem um cheiro nada legal) envolta por uma cápsula, apresentando tamanhos variáveis. 

TRATAMENTO DE QUELOIDE

Os quelódes são lesões secundárias a um processo de cicatrização anormal em que as cicatrizes extrapolam os limites de uma área agredida da pele. Muito frequentemente ocorrem nas orelhas de homens ou mulheres quando fazem novos furos na orelha após a infância. 
O tratamento é complicado e com risco de recidivas. A técnica utilizada com melhores resultados (na experiência pessoal) é a combinação da cirurgia com infiltrações de medicamentos após, a fim de evitar o retorno da lesão. A cirurgia é feita sob anestesia local, a lesão é retirada e o fechamento é realizado com pontos. A retirada de ponto ocorre nos próximos dias, quando se iniciam as infiltrações. 

bottom of page