• Dr Jhonatan Pinheiro

Como lidar com as espinhas


Quem nunca teve problemas com as famosas lesões de acne/espinhas? Alguns têm uma ou outra lesão esporadicamente, outros apresentam quadros mais graves e extensos, cada um com um diferente tratamento, mas algumas regras valem para todos:

1- NUNCA CUTUCAR: Esse é o mandamento principal. E por que? Porque a lesão de acne pode ser tratada com medicamentos, sejam eles em forma de cremes ou géis, seja em forma de comprimidos. Mas as cicatrizes de acne... Essas são complicadas! Tratamentos até existem, mas aquela pele danificada com cicatrizes nunca volta ao normal, ela pode sim apresentar uma melhora importante, mas raramente completa.

2- QUAIS ALIMENTOS PIORAM? Chocolate? Carne de porco? Até o momento não há comprovação científica de que qualquer alimento desencadeie ou piore a acne, mas isto não é mais importante do que a observação e o raciocínio de cada um: se notar que algum alimento piora, é bom evitá-lo.

3- QUAL O TRATAMENTO MILAGROSO PARA ACNE?

Nunca acredite em tratamentos que prometem cura milagrosa. O corpo humano é algo fantástico, cada indivíduo é único e, sendo assim, tratamentos e produtos distintos vão responder de maneira diversa em cada um. De maneira geral, na maioria das vezes há boa resposta com produtos tópicos (aqueles em cremes/géis). Outras vezes medicamentos via oral são necessários por períodos variáveis de tempo.

4- E PARA QUEM JÁ ESTÁ CHEIO DE CICATRIZES?

Em primeiro lugar é essencial saber se as lesões novas pararam de aparecer; caso negativo, o tratamento adequado deve ser instituído. Caso o quadro já esteja estável, existem diversas opções de tratamentos, incluindo o laser, os peelings, o ipca (indução percutânea de colágeno) etc. A escolha do tratamento deve ser feito pelo paciente em conjunto com seu médico, levando em consideração fatores como tipo de pele, as doenças prévias, o histórico de cicatrização (como costumam ficar as cicatrizes? Tem queloides?), entre outros.

A mensagem principal é que existem tratamentos e é importante iniciá-los o mais precocemente possível a fim de evitar as cicatrizes e manter a pele saudável.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo